Referências Bibliográficas

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS


www.novaescola.com.br – Revista Nova Escola

www.docedeletra.net – Revista sobre literatura  infanto  juvenil

www.editoras.com.br – Editoras On Line

www.cg.org.br/gt/gtbv/salaleitura.htm – Periódicos bibliografias, revistas, dicionários…

www.aprendiz.com.br- Educação

www.futura.org.br-Futura – Futura – o canal do conhecimento

www.mec.gov.br – Ministério da Educação

www.tvcultura.com.br – TV Cultura

www.barracuda.frp.gov.br/tvbrasil – TV Educativa

www.unesco.org – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura

www.leiabrasil.org.br – site sobre leitura, livros, autores

www.leitoreselivros.com.br – revista mensal sobre leitura: artigos, reportagens, notícias, textos de autores.

www.dobrasdaleitura.com _ publicação eletrônica dedicada à literatura infantil e juvenil.

www.portaldoprofessor.mec.gov.br

www.cienciahoje.uol.com.br

www.klickeducação.com.br

www.planetaeducação.com.br

www.escrevendoofuturo.org.br – Olimpíada de Língua Portuguesa

www.dominiopublico.gov/pesquisa/detalhe/obra


www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=biblioteca-escola.html – Nesse endereço é possível consultar informações sobre o PNBE ( Programa Nacional Biblioteca na Escola) e obter tanto a relação dos livros encaminhados pelo MEC às escolas como manuais de orientação para a utilização das coleções Literatura em Minha Casa e Palavra da Gente.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleit-biblio.pdf – Manual básico da biblioteca da escola – Material de apoio que discute a formação de leitores competentes na escola, apresentando questões relacionadas, por exemplo, à formação da biblioteca escolar e à leitura de diferentes gêneros de texto. O material oferece sugestões de atividades para trabalhar com os acervos das escolas.

portal.mec.gov.br/seb/índex.php?option=content&task=view&id=ltemid=862 – Revista Leituras – Publicação que auxilia o professor na formação de leitores na escola. Traz sugestões  de atividades, reportagens sobre boas experiências de municípios com políticas públicas de promoção de leitura e textos sobre outros tipos de leitura como a de imagens fotográficas, de quadros, de músicas, etc.

portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto-ple.pdf – Práticas de leitura  e escrita –  Coletânea de textos produzidos para séries do Salto para o Futuro  no período de 2000  a 2005, que podem auxiliar no trabalho de formação do leitor. Destaque para os capítulos: “Literatura e  leitores: os livros e seus temas”, “A leitura da literatura e o fazer poético” e “ Processos de leitura e de escrita nas diferentes áreas do conhecimento.”

Para trabalhar com dicionários

portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleidicio.pdf – Diversas sugestões de atividades com dicionário para serem realizadas na sala de aula.

www.jangadabrasil.com.br – Revista eletrônica que busca divulgar os mais diversos elementos pertencentes à cultura popular brasileira, desde culinária, crendices, à produção literária.

www.cnfcp.gov.br – Site do Centro Nacional de folclore e Cultura Popular, apresenta documentos sobre diversos aspectos do tema, como  literatura de cordel, artesanato, manifestações folclóricas, entre outros.

www.ablc.com.br – Site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel

www.culturapopular.ma.gov.br/artigo – Artigos sobre a cultura maranhense.

www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopédia_ic/index.cfm – Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Apresenta links para vários artistas como Mestre Vitalino (utilizar a ferramenta busca).

BULLYING

www.bullying.com.br

www.bullying.pro.br – Esses sites apresentam informações interessantes sobre bullying, orientando pais e professores sobre como identificar uma criança vitimada e como lidar com a questão.

www.almanaquebrasil.com.br/humor.asp

www.selecoes.com.br/revista_leia_aqui_artigo.asp/id=1061

www.jangadabrasil.com.br – Anedotas politicamente corretas  (livres de racismo, sexismo ou que demonstrem qualquer tipo de preconceito).

Piadas da Internet para crianças espertas, de Luiz Aviz ( Record, 2001)

As melhores piadas de Seleções (Reader’s  Digest, 2004)

As melhores piadas inocentes de Luís Pimentel ( Mauad, 2008)

O planeta sustentável

www.planetasustentavel.abril.com.br – Site do Planeta Sustentável que busca discutir, informar e produzir conhecimento sobre sustentabilidade. Apresenta notícias, reportagens e artigos de opinião sobre o tema.

POEMA

www.revista.agulha.nom.br- Site com poemas de vários autores da literatura brasileira e portuguesa

www.capparelli.com.br – Site do poeta Sergio Capparelli, com poesia visual, poetas de vários países do mundo e uma revista de poesia infantil. Clicando em “Ciberpoesia”, é possível encontrar alguns poemas visuais de Sergio Capparelli  e  Ana Cláudia Gruszynski.

www.poesiaconcreta.com.br

www.viniciusdemoraes.com.br – Este site apresenta informações sobre Vinícius de Moraes: biografia, críticas literárias, resenha, vídeos, letras de músicas e toda produção literária em prosa e verso.

revistalingua.uol.com.brtextos.asp?codigo=11545 – A poesia é a fotografia verbal.

www.arnaldoantunes.com.br – Biografia, fotos e textos do músico e poeta Arnaldo Antunes.

www.poesiaconcreta.com.br – Site que traz informações sobre a poesia concreta e a biografia de alguns poetas, como Haroldo de Campos e Décio Piggnatari,  entre outros assuntos.

www2.uol.com.br/haroldodecampos/ – Site com textos do poeta concreto Haroldo de Campos.

portalliteral.terra.com.br – No Portal Literal, podem-se encontrar poemas de Vinícius de Moraes sobre Garrincha, crônicas de  Carlos Drummond de Andrade sobre futebol, além de textos de outros escritores que também escreveram sobre esse esporte.

www.comciencia.br – Revista eletrônica  de jornalismo científico que busca não só publicar artigos de divulgação científica, como também apresenta reportagens e notícias sobre questões relacionadas à ciência.

www.cinemanet.com.br/ – Site que apresenta aos leitores informações sobre filmes, lançamentos e resenhas. Traz também, textos sobre a história do cinema, sobre roteiro e indicações de livros sobre o tema.

www.ccsp.com.br – Site do Clube de Criação de São Paulo, entidade fundada por publicitários para valorizar a propaganda brasileira.

CARTAS

www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/vdt/vdttxt5.htm. Traz sugestões como trabalhar a carta em sala de aula.

GIBIS

www.gibindex.com – Enciclopédia virtual de gibis. Apresenta inúmeros verbetes sobre as histórias em quadrinhos e seus autores.

www.infopedia.pt ­– Acesso gratuito às bases de dados das enciclopédias e dicionários da Editora Porto, de Portugal.

www.itaucultural.org.br – O Itaú Cultural disponibiliza enciclopédias sobre diferentes expressões artísticas.

www.terra.com.br/jovem/falaserio/2004/10/29/000.htm

www.centraldequadrinhos.com/v4/Por%20dentro/Artigo/historia_hqs.htm – sites que trazem uma abordagem histórica dos quadrinhos.

MITOS E LENDAS

www.mundodosfilosofos.com.br/mitologia.htm – Para conhecer mais sobre os deuses e mitos da literatura grega.

REPORTAGEM

super.abril.uol.com.br – Site da revista Superinteressante de divulgação científica destinada a um público leigo que tem interesse por temas relacionados à Ciência.

recreionline.abril.com.br – A revista Recreio on-line traz reportagens e curiosidades, além de jogos e experiências que podem interessar aos alunos do 6º ao 9º ano.

GERUNDISMO

revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=10887 – “O gerúndio é só o pretexto.” Leitura para ampliar a dicussão sobre o gerundismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Para saber mais sobre:

O conceito de Letramento

kLEIMAN, Ângela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola.In:KLEIMAN, Ângela B. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995,p.15-61

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

____________ . Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995. Capítulos 1 e 2.

A Concepção de Língua como discurso

GERALDI, J.Wanderley. concepções de Linguagem e ensino de Português. In: GERALDI, J. Wanderly (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997, p.39-46.

HOCH, Ingedore V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.

Gêneros Textuais

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

DIONÍSIO, Ângela Paiva ET AL.(orgs). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna,2002

SCHNEUWLY, Bernard  et AL. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A . Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In DIONISIO, A. P. et al (orgs). Generous textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. P. 22 e 23.

O Processo de Leitura e Interpretação de Textos

COLOMER, Teresa e CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

DEL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. São Paulo: Formato, 2001.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática.10 ed. Campinas: Pontes/Editora da Universidade estadual de Campinas, 2004.

KOCH, Ingedore V. e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

PAULINO, Graça et AL. Tipos de texto, modos de leitura.São Paulo: Formato, 2001.

SÁNCHEZ MIGUEL, Emílio. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

TEBEROSKY, Ana et  al. Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Porto Alegre: Artmed, 2003.

A Leitura Literária na Escola

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1997.

AGUIAR, Vera Teixeira de . Leitura Literária e escola. In: EVANGELISTA, A.et al. A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p.235-255.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. Contexto, 2006.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1999.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Trad. Leny Werneck. Porto Alegre: L± Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

RESENDE, Vânia Maria. Literatura infantil e juvenil: vivências de leitura e expressão criadora. São Paulo: Saraiva, 1997.

SARAIVA, Juracy Assmann, MUGGE, Ernani et al. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Produção de Texto na Escola

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

DISCINI, Norma. A  comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.

FIAD, Raquel S. e MAYRINK – SABINSON, Maria Laura T.  A escrita como trabalho. In: MARTINS, Maria Helena (org). Questões de Linguagem. São Paulo: Contexto, 1996, p. 54-63.

GERALDI, J. Wanderley. O professor como leitor do texto do aluno. In: MARTINS, Maria Helena (org). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1996, p.47-53.

_____________,Sobre a produção de textos na escola. In: GERALDI, J. Wanderley (org). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997, p. 115- 13.

As Relações fala-escrita

FÁVERO, Leonor Lopes et al. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.

KATO, Mary A. No mundo da escrita: perspectiva  psicolingüística. São Paulo: Ática, 1986.

MARCUSCHI, Luiz Antônio.  Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

RAMOS, Jânia M. O espaço de oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

A Reflexão sobre a Língua

BAGNO, Marcos. Dramática da Língua Portuguesa: tradição gramatical, mídia e  exclusão social. São Paulo, Loyola, 1999.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que gramática estudar na escola? São Paulo: Contexto, 2003

PERINI, Mário. Sofrendo a gramática. São  Paulo: Ática, 2000.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas; Associação de Leitura do  Brasil: Mercado de Letras, 1996.

VIEIRA, Sílvia  Rodrigues, BRANDÃO, Sílvia Figueiredo (orgs). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

MORAIS, Artur Gomes de (org). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

A Variedade Linguística e o ensino

BAGNO, M. Nada é por acaso: ciência e senso comum na educação em língua materna. In Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, Dimensão, v.12, n.71, set./out. 2006.

A Linguagem Oral: Concepções e características

SCHNEUWL, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: __________; DOLZ, J.  e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. P.135-136, 138-139.

Sugestões de livros para o professor:

.BRANDÃO, T. Perdido na Amazônia1. São Paulo: SM, 2007.

O pré-adolescente Dan pousa sozinho de para-quedas na floresta Amazônica. Enquanto foge de bandidos perigosos, entra em contato com a geografia, os animais, a cultura e povos do local.

.DEFOE, D. Robinson Crusoé. São Paulo: Scipione, 2001.

Este romance de aventura apresenta a história do marinheiro inglês Robinson Crusoé, único sobrevivente de um naufrágio que se refugia em uma ilha deserta do Caribe, onde vive por 28 anos.

.Histórias de aventuras. São Paulo: Ática, 2003.

Coleção Para Gostar de Ler

Nos  nove contos deste livro, escritores brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e estilos, como Jack London e Domingos Pellegrini, apresentam histórias de vários heróis.

.CASCUDO, L.C.  Contos tradicionais do Brasil  para jovens. São Paulo: Global, 2006.

Coletânea de contos tradicionais recolhidos por Câmara Cascudo divididos em: contos de encantamento, religiosos, adivinhação  e outros.

.GENDRIN, C. Volta ao mundo dos contos nas asas de um pássaro. São Paulo: Edições SM, 2007.

O livro apresenta vinte contos de diversas partes do mundo (China, Rússia, Índia, África, Espanha) que retratam as diferentes culturas dos cinco continentes.

.HERGÉ. A estrela misteriosa. São Paulo: companhia das Letras, 2006.

A história em quadrinhos apresenta Timtim ao tentar deter aventureiros sem escrúpulos que pretendem se apossar de um metal desconhecido presente em um gigantesco meteorito que caiu na Terra.

CRUZ, N. No longe das Gerais. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

O autor recupera as trilhas percorridas pelo escritor Guimarães Rosa, no interior de Minas Gerais, em 1952. Ao refazer a viagem, Cruz registra, em seu livro, um novo olhar sobre as paisagens roseanas.

.O mundo em duas voltas. Direção: David Schürmann. Brasil, 2007.

Documentário que registra duas grandes viagens realizadas pela família Schürmann por mais de 30 países.

.MURRAY, R. Manual da delicadeza de A a Z. São Paulo: FTD, 2001.

Roseana Murray apresenta poeticamente a definição de palavras que fazem parte  do nosso cotidiano.

.TOQUINHO; MORAES, V. O poeta aprendiz. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.

O poema O poeta aprendiz é apresentado em um livro ilustrado e musicado em um CD, com a interpretação de Adriana Calcanhoto.

.BAUSSIER, S. Pequena história da guerra e da paz. São Paulo: SM, 2005.

Este livro mostra como a guerra pode ser vista por ângulos diferentes e como ela afeta a rotina das pessoas, com suas terríveis conseqüências.

BELLOTTO T. O livro do guitarrista. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

O autor fala nesse livro de sua trajetória como instrumentista e conta a história do rock.

PESSOA, F. O  almirante louco. São Paulo: SM, 2007.

Seleção de poemas do escritor Fernando Pessoa.

Explore posts in the same categories: Material Didático

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: